Pages

Monday 30 December 2013

O Meu Primeiro Blog: De Volta aos Quinze por Bruna Vieira

Dizem por aí, e eu concordo plenamente; a melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Daí a companhia será questão de escola, e não de necessidade”

O livro, De Volta aos Quinzes por Bruna Vieira é o primeiro da triologia do Meu Primeiro Blog. A história é sobre uma mulher - chamada Anita - de 30 anos que estava muito infeliz com a vida, sobretudo estava infeliz com o trabalho, falta de relacionamentos e acima de tudo com as escolhas dela. A amiga de Anita manda o link para o velho blog de Anita, e desde esse momento a vida da Anita se transforma. Quando ela abriu o site, ela é transportada para o passado, de volta aos quinze, e tem a oportunidade de mudar e recomeçar a vida. Mas, as consequências das escolhas não são como ela esperava e acabam deixando a vida dela muito mais complicada.

Vou começar dizendo que eu amei este livro! Eu li o livro inteirinho em apenas um dia e meio. O que me deixou mais impressionada foi o quanto Bruna já conseguiu com só 19 anos. Saber isso, me deixou inspirada para seguir os meus próprios sonhos. Voltando ao livro, eu sempre adoro livros que lidam com a idéia  de trocar de corpo ou, come neste caso, trocar de idade. Histórias assim sempre são muito engraçadas, são um jeito interessante de escrever críticas da sociedade e ensinar bons valores para o leitor. Fazer a Anita voltar aos 15 anos várias vezes, mesmo depois de ter aprendindo uma lição foi um jeito muito bom de botar uma novidade em uma idéa velha.


A escrita em si, não foi das melhores. Algumas vezes faltava descrição e outras partes eram entupidas de adjetivos ou uma lista das roupas sendo usadas. O que mais me incomodou foi o jeito em que Anita agia. Eu não tenho – nem perto- 30 anos, mas achei que Anita falava de um jeito muito infantil como se ainda fosse uma adolescente, detraído do aspecto de realidade ou autenticidade da história. Mas por um lado, acho que isso fez com que o público-alvo, meninas adolescentes, pudessem se relacionar com o livro e o romance. Mesmo com esses defeitos, eu adorei as poucas horas de leitura que esse livro trouxe.

O que eu mais gostei sobre o livro foi as idéas e as lições que o livro falava sobre. Na verdade, foi muito coincidência que só um dia antes de ler, eu estava pensando sobre a idéa de um destino determinado. Acredito que nos somos responsáveis pelo nosso próprio caminho. Como Bruna colocou no livro, “O que nos diferencia uns dos outros, disse meu amigo, é basicamente a maneira como lidamos com cada situação. As atitudes que tomamaos moldam nosso futuro, descartando assim qualquer possibilidade de existência de um destino predefinido, como  dizem as revistas. O que é seu, se realmente for seu, será.”  Nossa escolhas não sempre nos levam onde esperamos mas se continuamos persistindo conseguimos achar o nosso caminho para a felicidade. Acho, que a Anita aprendeu isso. Ela viu que cada escolha pequena tinha grandes consequências (boas ou ruins).  Anita vivia reclamando mas no final, com ajuda de Joel, ela seguiu o coração dela até Paris.

Outra idéa que o livro falava sobre é de seguir os sonhos em vez de viver para os outros. Como Anita fala no livro, “Passamos a vida inteira assim, nos adaptando ao mundo... Mas, e se, por um segundo, pudéssemos fazer o caminho inverso? Ler a nossa própria história e escrevê-lá novamente?”. E claro, ninguém é muito velho para mudar a vida ou o trabalho. Se estiver vivo dá tempo de seguir um novo caminho para a felicidade ou paz interna. Sempre admirei pessoas que vivem a vida para eles mesmos e não para os outros ou a sociedade.


As últimas resenhas de livros que escrevi foram muito curtas e acho que isso de me limitar na escrita me fez escrever muito dessa vez. Estou no final, prometo. Em geral, adorei o livro. Fiquei muito envolvida com a história! O que achei uma malvadeza foi como a história acabou! Acabou no maior suspense. Estou morrendo de impaciência até o próximo livro, e nem tem previsão ainda para a data de lançamento.  
Imagem de Bruna Vieira com seu livro.

No comments:

Post a Comment